... Há tempo pra conhecer,
Há tempo pra explorar!
Basta os olhos abrir,
E com o ouvido escutar...
Pedro Bandeira
Objetivo do Blog Projeto "Vivendo a Poesia - Livro Digital"
Este Blog tem por objetivos divulgar o Projeto "Vivendo a Poesia - Livro Digital" realizado pelos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental até o 4º Ano, do Colégio São Carlos da cidade de Caxias do Sul RS no ano de 2010 e homenagear o escritor Pedro Bandeira, que por meio de sua literatura povoa o universo das crianças com muita fantasia e diversão!
Livros adotados neste projeto: Por enquanto eu sou pequeno
Cavalgando o arco-íris
Mais repeito, eu sou criança!
Projeto: "Vivendo a Poesia"
Justificativa: As narrativas literárias despertam a curiosidade nas crianças das diferentes faixas etárias, que se sentem motivadas ao escutar e ler poesias com repertórios variados. O autor Pedro Bandeira, através de seus livros encantadores propicia um rico trabalho diretamente ligado ao universo do aluno, às suas vivencias e criatividades.
Muitas são as possibilidades de leitura e escrita que podemos estimular pelas obras de Bandeira. Em especial o gênero poesia exige uma grande ênfase na compreensão e interpretação, considerando as diferentes linguagens em que ela pode se apresentar. Dessa maneira incentivamos a aquisição dos livros do autor que serão de forma diversificada trabalhados em sala de aula.
Objetivos:
Transpor e fazer a releitura das poesias.
Conhecer parte da obra e biografia do autor Pedro Bandeira.
Utilizar a poesia como recurso comunicativo.
Criar a partir das poesias.
Socializar as produções artísticas com a comunidade educativa.
Professoras responsáveis: Aline
Bruna,
Gabriele
Graselí
Janete
Jaquelina
Jaqueline
Juliana
Maraísa
Maria Francisca
Melissa
Miriam
Sara
Tânia
Séries: Educação Infantil e Ensino Fundamental até quarto ano.
Desenvolvimento (atividades): Enriquecendo o repertório referente ao autor, sessão de vídeo: “O mistério de Feiurinha”.
Construção de um livro virtual com auxilio da informática.
Utilização de recursos artísticos nas releituras das poesias.
Apresentações à comunidade educativa nos finais de tarde (espaço coberto ao lado da sala Madre Assunta).
Exposição de poesias com recursos interativos.
Divulgação da agenda de eventos criada com as crianças.
Hora do conto com as professoras nas turmas contrárias com o auxilio de seus alunos.
Livros adotados: Por enquanto eu sou pequeno (Educação Infantil e Primeiros anos).
Cavalgando o arco-íris (Segundos e Terceiros anos).
Mais respeito eu sou criança (Quarto ano).
Nenhum comentário:
Postar um comentário